Wolfire- Science: Você vê o que eu vejo? Traduzindo ondas cerebrais em imagens

Você vê o que eu vejo? Traduzindo ondas cerebrais em imagens


Decodificador visual permite aos pesquisadores traduzir atividade de ondas cerebrais em imagens
Pode parecer ficção científica, mas uma nova pesquisa revela um algoritmo que pode traduzir a atividade na mente de seres humanos.

Cientistas da University of California, em Berkeley, relatam na Nature que desenvolveram um método capaz de decodificar os padrões em áreas visuais do cérebro para determinar o que uma pessoa viu. Não é preciso dizer que as implicações potenciais disso para a sociedade são imensas.

“Esse decodificador visual geral teria grande uso científico e prático”, afirma o pesquisador. “Poderíamos usá-lo para investigar diferenças de percepção de uma pessoa para outra, estudar processos mentais ocultos, como a atenção, e talvez até acessar o conteúdo visual de fenômenos puramente mentais, como sonhos e a imaginação”.

Os cientistas dizem que as tentativas anteriores de extrair “conteúdo mental da atividade do cérebro”, apenas lhes permitiram decodificar um número finito de padrões. Os pesquisadores apresentavam uma imagem para uma pessoa (ou pediam que ela pensasse num objeto) por vez e então procuravam um padrão de atividade cerebral correspondente. “Você precisava saber [de antemão], para cada pensamento que queria ler, que tipo de padrão de atividade o acompanhava”, diz John-Dylan Haynes, professor do Centro Bernstein de Neurociência Computacional em Berlim e do Instituto Max Planck de Cognição Humana e Ciências do Cérebro, não afiliado ao novo trabalho.

“O avanço apresentado aqui”, continua ele, “é que eles estabeleceram um modelo matemático que capta as propriedades da parte visual do cérebro”, as quais podem então ser aplicadas a objetos anteriormente não vistos.

11 de junho de 2008

Fonte: Scientific American Brasil

0 comentários: