Wolfire- Science: Sul-coreanos clonam gatos que brilham no escuro

Sul-coreanos clonam gatos que brilham no escuro


Cientistas sul-coreanos criaram gatos clonados que brilham no escuro quando são expostos à luz ultravioleta. Os pesquisadores manipularam um gene que sintetiza uma proteína fluorescente, um procedimento que poderia ajudar no desenvolvimento de tratamentos para doenças genéticas humanas.
A equipe de cientistas liderada por Kong Il-keun, um especialista em clonagem da Gyeongsang National University, produziu três gatos com genes modificados para proteína fluorescente (RFP, na sigla em inglês), afirmou o ministério de Ciência e Tecnologia do país.

Os gatos nasceram entre janeiro e fevereiro deste ano, são da raça Angorá Turca e pesam de 3 quilos a 3,5 quilos.

"É a primeira vez no mundo que gatos com genes para a RFP são clonados", afirmou o ministério, em comunicado.

"A habilidade para produzir gatos clonados com genes manipulados é significativo se (a técnica) puder ser utilizada para o desenvolvimento de tratamentos para doenças genéticas e para reproduzir modelos animais (clonados) que sofram dessas mesmas doenças", informa a nota.

"A tecnologia pode será aplicada para clonar animais que sofram das mesmas doenças que os humanos", afirmou o cientista Kong à agência France Presse. Segundo ele, os gatos têm cerca de 250 tipos de doenças genéticas que também afetam o homem.

"Também poderia contribuir para tratamentos com células-tronco", completou.

Fonte: Folha Online

0 comentários: